sexta-feira, 6 de maio de 2016


Encontro com Narciso Moreira


Narciso Moreira visitou a escola EBI de Tangil no dia 17 de março. Os alunos do 3º e 4º anos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o escritor e comprar o seu livro “Um projeto e meio limão”.
Na Biblioteca Escolar estes alunos, tiveram curiosidade e fizeram-lhe muitas perguntas. Depois deste acontecimento, o escritor leu-nos algumas partes deste livro para em grupo, respondermos, a mais perguntas.
 No fim deste encontro, a aluna do 3º ano, Maria Oliveira, foi dar um presente de agradecimento ao escritor Narciso Moreira com a presença da professora Armandina Rodrigues.
 Reunimo-nos depois para comprar o livro “Um projeto e meio limão” e recebermos o autógrafo.
 Foi um momento muito interessante porque aprendemos o que era o em-pre-en-de-do-ris-mo (palavra tão complicada que precisamos de soletrar).
                                            




Márcia Leonor de Carreira Cotinho, T3A

                                                 
                              
          
Visita de Narciso Moreira à  nossa escola


No dia dezassete de março, tivemos a honra de receber o escritor “ Narciso Moreira”, na escola José Pinheiro Gonçalves.
As turmas do quarto ano reuniram-se na Biblioteca Escolar, para ouvirem falar um pouco sobre Narciso Moreira e do seu livro: “ Um Projeto e Meio Limão”, mas antes, eu, Maria, fiz uma pequena apresentação da vida do escritor.
Depois ele começou a falar sobre o livro. Leu uma parte dele, enquanto iam sendo projetadas as suas imagens num quadro interativo, que estava perto de nós. O livro era muito interessante pois ensinava como nós podíamos começar a ser empreendedores logo de pequenos.
De seguida, foram-nos feitas perguntas sobre o livro, e o escritor pediu dois voluntários para lerem as perguntas que estavam no quadro. Fui eu e um menino chamado Sandro. Estávamos sempre todos de acordo e quando íamos ver se a solução estava correta a resposta era sempre: ”está certa!”.
No final, cada um teve direito a fazer a pergunta que quisesse e quando já estavam a acabar eu perguntei “ É casado?” e todos se riram. O próprio escritor riu-se e disse que estava à espera dessa pergunta e respondeu que sim e que tinha um filho.
Achei o escritor muito simpático e o livro muito original e engraçado. Gostei tanto que o comprei, tal como muitos colegas meus


                                                                                  Maria Tavares - V4A



         Visita da Contadora de Histórias Augusta Santos


  No dia 15 de março, a Escola Básica Integrada de Tangil, recebeu a Contadora de Histórias Augusta Santos. Foi recebida com entusiasmo e expectativa pelos alunos do 5º, 6º e 7º anos.
O encontro iniciou-se com a apresentação da contadora, feita pela aluna, Bruna Bondoso, do 6º F. Augusta Santos, começou por nos contar a história de uma velha que tinha uma pereira no jardim. Esta dava umas pêras maravilhosas. Um dia, um velho mendigo bateu-lhe à porta para lhe pedir uma das suas maravilhosas pêras e em troca ele concedia-lhe um desejo. Qualquer pessoa que tocasse nas pêras ficava presa à pereira.
            Certo dia, a morte bateu-lhe à porta dizendo-lhe que a sua hora tinha chegado. Mas ela, antes da morte a levar disse-lhe que gostaria de ter um último desejo: dar-lhes a comer uma das suas deliciosas pêras. Ela pediu à morte que fosse apanhá-las e, por isso, ficou presa na árvore como a velha tinha previsto.
           Foi uma tarde bem passada, repleta de maravilhosas histórias!

                                                      Tânia J
                                                       Laura J
                                                       Mariana Rodrigues J
                                                       Bruna J
                                                       Adriana J
                                                           6ºF
                                                            
                                                      

                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário